Eu amo tomate, principalmente cozido, porque ele contém além de outras vitaminas, o licopeno! Ele cozido tem mais benefícios ainda do que cru, na salada. Então costumo cozinhá-lo com outros legumes, nas carnes (em geral), sopas, omeletes...
Vamos conhecer um pouquinho mais do Licopeno?!
Licopeno pode prevenir o câncer de próstata
Substância também é aliada do coração e ajuda a controlar a pressão arterial
O licopeno é um pigmento carotenoide e fitoquímico, encontrado principalmente no tomate e seus derivados, sendo o responsável pela cor vermelha intensa dele e de outras frutas, como melancia. Em humanos, ele se destaca pela forte ação antioxidante que ainda está sendo estudada. Algumas pesquisas apontam que o licopeno pode ajudar a prevenir o câncer de próstata, problemas cardiovasculares e a controlar a pressão arterial.
Previne o câncer de próstata: Estudos em laboratório mostram que o licopeno poderia agir em células cancerígenas impedindo seu crescimento. Em humanos, pesquisas observacionais mostraram que havia menor incidência de câncer em pessoas com maior nível de licopeno no sangue, mas outros estudos não mostram essa evidência. Portanto, as pesquisas ainda são controversas. Como muitos estudos analisam o consumo de alimentos ricos em licopeno não se sabe se os benefícios são do licopeno em si ou se da dieta rica em vegetais fontes de licopeno.
Aliado do coração: Há evidências de que dietas ricas em carotenoides, como o licopeno, poderiam prevenir a oxidação e deposição do colesterol LDL, o ruim, nos vasos prevenindo doenças cardiovasculares. Contudo, não se sabe se esse efeito seria dos carotenoides ou dos fatores associados a uma dieta rica em vegetais com boas quantidades de carotenoides.
Controla a pressão arterial: O licopeno poderia ajudar a controlar a pressão arterial devido à sua ação antioxidante. Esta ação controla o estresse oxidativo, que por sua vez pode piorar a vasodilatação.
Forte ação antioxidante: O licopeno se destaca pela forte ação antioxidante que combate os radicais livres e assim proporciona os benefícios mencionados acima.
Alguns pequenos estudos mostraram que a associação de licopeno, betacaroteno, vitamina C e vitamina E teria um efeito protetor da pele contra os danos causados pelo sol.
Como o licopeno não é um nutriente essencial para os humanos, não há uma recomendação sobre a quantidade recomendada. Lembrando que o ideal é consumir 5 porções de vegetais por dia. Há maior garantia de benefícios e prevenção de doenças comendo uma variedade de vegetais do que comendo muito de um tipo só.
De acordo com um estudo publicado no jornal científico Advances in Nutrition é melhor ingerir o licopeno nos alimentos, como o tomate, e não na forma de suplemento. As pesquisas apontaram que o tomate in natura é mais eficaz ao reduzir o estresse oxidativo e também tem ação anti-inflamatória.
A goiaba é rica em licopeno
Para melhorar a absorção do licopeno do tomate, é recomendado aquecer o alimento, pois a temperatura mais alta ativa o licopeno para uma forma mais biodisponível, ou seja, que o organismo tem mais facilidade para aproveitar. Enquanto o licopeno do tomate cru apresenta uma biodisponibilidade em torno de 13%, o licopeno encontrado no tomate cozido é 70% biodisponível. O azeite de oliva extra virgem combina com o tomate, pois um pouco de gordura também aumenta a absorção do licopeno. Enquanto isso, as fibras prejudicam a absorção desse composto, quando em excesso. Portanto, o equilíbrio no consumo é fundamental.
Caso deseje cozinhar o tomate ou preparar um molho de tomate natural, utilize sempre o fogo em temperaturas mais baixas. Apesar do aquecimento melhorar a biodisponibilidade do licopeno, nesta forma ele também fica mais vulnerável à oxidação, e perde suas propriedades. Alguns estudos indicam que o cozimento do tomate em temperaturas acima de 100ºC já prejudicaria a atividade antioxidante do licopeno. Uma dica consiste em pôr as rodelas de tomate por cima da comida já pronta na panela e tampar por uns 10 minutos, durante o tempo final de cocção da preparação. Esse processo já auxilia na ativação do composto.
O consumo excessivo e prolongado de alimentos ricos em licopeno pode levar a coloração amarelo-alaranjado da pele, conhecida como licopenodermia.
Já os efeitos adversos do consumo excessivo de suplementos de licopeno ainda não foram bem descritos, mas pode ocorrer diarreia, náusea, dor de estômago, cólicas, gases, vômitos e perda de apetite, além da licopenodermia.
Seja bem vindo(a)! Obrigada por deixar seu comentário! Espero que vc se sinta confortável em meu blog!! Todas as perguntas serão respondidas nos coments do post correspondente. Se seguir o blog, avise-me que seguirei de volta. Retribuirei todas as visitas! Aceito elogios, sugestões e respeito. Voltem sempre!!!
Amiga, vc tem egrana?
ResponderExcluirBjs – Su
www.rosachiclets.com.br
Nossa, que interessante! Não sabia de todos esses benefícios!
ResponderExcluirUm beijo
Dicas para Todas
Nossa, que interessante! Não sabia que tinha todos esses benefícios!
ResponderExcluirUm beijo
Dicas para Todas
Não sabia de nada disso, mas adorei a informação!
ResponderExcluirObrigada por comentar no meu blog!
http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/
Beijoos ;*
Interessante,pena que a maioria dos alimentos como tomates e goiabas estão repletos de agrotóxicos e ou aditivos químicos!
ResponderExcluirgostei do post, bacana conhecer tds esses beneficios!
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Adorei o post super bacana, amo tomate e goiaba
ResponderExcluirBeijos
Blog Segredos da Cáh
Instagram
Facebook
Canal do You Tube