24.10.11

Pais e Filhos Brincando

  7 dicas para incrementar o faz de conta

Brincadeiras que divertem e estimulam a fantasia são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Confira nossas sugestões e se entregue ao mundo da imaginação, onde tudo pode acontecer

Guarda-roupa maluco
A ideia é que as roupas do cotidiano das crianças e da família toda participem da diversão. Deixem que os pequenos experimentem as peças que não são deles e confiram o resultado. Podem ter certeza de que as risadas são garantidas. Se estiverem inspirados, brinquem de interpretar personagens ou imitar os donos das roupas. Outros itens da casa podem também entrar em cena. Almofadas podem se tornar muros, toalhas podem ser capas e assim por diante.

Virei personagem!
Como vocês já sabem, as crianças adoram assistir várias vezes aos seus filmes e desenhos prediletos. Que tal propor, então, que vocês interpretem algumas cenas da história, como se fossem os personagens? Não precisa ser nada muito elaborado. Vocês podem imitar o jeito de andar, de falar, de sentar e também repetir as falas e situações. Não se preocupem em cobrar do pequenos que eles façam tudo de maneira perfeita. O que importa é o prazer da brincadeira.

Sou um liquidificador e agora?!
A sugestão é fazer de conta que vocês são objetos. A brincadeira pode começar com a frase: "E se você, de repente, se transformasse..." numa xícara, num abajur, na televisão, na torradeira, na caneta, na montanha-russa etc. Como seria? Caprichem nas imitações e não se esqueça de elogiar a atuação das crianças para que elas se sintam estimuladas a participar da brincadeira.

Um dia de trabalho
Se vocês trabalhassem em uma padaria, quem seria o padeiro, o confeiteiro e o embalador? Como cada um desempenharia suas funções? E se estivessem todos envolvidos em construir um prédio? Ou cuidar de um posto de gasolina? A ideia é escolher juntos uma atividade profissional e brincar de faz de conta. Se trabalhassem em um restaurante, por exemplo, poderiam bolar os pratos que seriam servidos no jantar e, depois, a família toda poderia ir para a cozinha preparar as receitas.

Outra versão da história
E se a princesa, em vez de beijar o sapo, se transformasse em sapo fêmea? E se o lobo mau fosse bonzinho e quisesse ficar amigo dos três porquinhos? E se o super-homem acordasse um dia com medo de voar? Já deu para captar o espírito da brincadeira, né? Escolham juntos um conto clássico e se entreguem à diversão de imaginar outras versões para as histórias.

Família de heróis
Se vocês fossem um família de super-heróis, quais poderes cada um gostaria de ter? Como seria a fantasia de cada um? Usariam máscaras? Voariam ou teriam naves espaciais superequipadas? Não teriam medo de nada? Comeriam que tipo de alimento? Liberem a imaginação e embarquem no mundo do faz de conta.

No mundo da Lua
Imaginem que todos vocês têm uma viagem marcada para a Lua. Como será a vida por lá? Será que nunca amanhece? Será que encontrariam um coelho morando por lá? Será que tem muita poeira? E se viajassem para o Sol? Como fariam para não sentirem tanto calor? Será que daria para dormir com tanta claridade? Estimulem a imaginação das crianças fazendo perguntas e se surpreendam com as respostas!


Divirtam-se!!!!

2 comentários:

Seja bem vindo(a)! Obrigada por deixar seu comentário!
Espero que vc se sinta confortável em meu blog!!
Todas as perguntas serão respondidas nos coments do post correspondente.
Se seguir o blog, avise-me que seguirei de volta.
Retribuirei todas as visitas!
Aceito elogios, sugestões e respeito.
Voltem sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...