3.11.10

Bulimia e Anorexia!! Vocês precisam ler!!!

Como estão vcs??? Espero que a resposta seja: Bem!!! Muito bem!!

Gente, estou super sufocada! Me sentindo muito mal.... Estava (agorinha mesmo) lendo algumas coisas internet afora e me deparei com umas reportagens chocantes...
Olha meninas, eu confesso pra vocês que isso me fez muito mal!!!

Então decidi falar deste assunto pra vcs, espero que nenhuma de vcs seja vítima deste mal terrível...

ANOREXIA & BULIMIA!

Sim, é este o assunto! Eu já havia lido sobre isso mas desta vez me chocou mesmo!! Saber que o grupo de pessoas envolvidas nisso está crescendo, é muito triste!!
Sabe pessoal, as pessoas gordas (verdadeiramente gordas) querer emagrecer por estética ou até por uma questão de saúde é super normal e bonito, mas a pessoa magérrima querer emagrecer por doença-não-assumida é horripilante!!!
Muito pior do que drogas, câncer, aids.... Pior sim!! Porque drogas vicia e torna dependente.. câncer a pessoa não adquire porque quer e aids tem como evitá-la, mas essa doença a pessoa busca ela inconscientemente, a pessoa quer se viciar nela achando que estará fazendo o bem pra si, a pessoa insiste em não aceitá-la como doença e não quer se tratar!!!
Mesmo que não tenha noção do mal que está correndo, ela não para pra enxergar que precisa de ajuda!!
Imaginem que tem blogs de pessoas assim, e neles elas incentivam as demais a serem como elas!!
Muito triste essa realidade, essas pessoas não sabem que enquanto buscam a magreza máxima, onde só terão ossos em seu corpo, elas estão se matando. Do que adianta emagrecer até a morte???

Me angustia ter que postar isto, mas é preciso!

Leiam por favor e se possível repassem, pois é assustador. Peço desculpas por fazer um post tão extenso, mas realmente é necessário, pois muitas pessoas não conhecem a realidade deste mal. Peço que se vcs quiserem, por favor postem esta matéria em seus blogs:

Anorexia


O que é?
Essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, exceto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento.
O paciente anorético costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.
Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém "normal" pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo. Não há explicação para o fenômeno mas deve ser levado muito a sério pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento (em hostpital geral) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.







Como é o paciente com anorexia?
O paciente anorético só se destaca pelo seu baixo peso. Isto significa que no seu próprio ambiente as pessoas não notam que um determinado colega está doente, pelo seu comportamento. Mas se forem juntos ao restaurante ficará evidente que algo está errado. O paciente com anorexia não considera seu comportamento errado, até recusa-se a ir ao especialista ou tomar medicações. Como não se considera doente é capaz de falar desembaraçadamente e convictamente para os amigos, colegas e familiares que deve perder peso apesar de sua magreza. No começo as pessoas podem até achar que é uma brincadeira, mas a contínua perda de peso apesar da insistência dos outros em convencer o paciente do contrário, faz soar o alarme. Aí os parentes se assustam e recorrem ao profissional da saúde mental.
Os pacientes com anorexia podem desenvolver um paladar estranho ou estabelecer rituais para a alimentação. Algumas vezes podem ser flagrados comendo escondidos. Isto não invalida necessariamente o diagnóstico embora seja uma atitude suspeita.
Depois de recuperado o próprio paciente, já com seu peso restabelecido e com a recordação de tudo que se passou não sabe explicar porque insistia em perder peso. Na maioria das vezes prefere não tocar no assunto, mas o fato é que nem ele mesmo concorda com a conduta insistente de emagrecer. Essa constatação no entanto não garante que o episódio não volte a acontecer. Depois de recuperados esses pacientes retornam a sua rotina podendo inclusive ficar acima do peso.
Há dois tipos de pacientes com anorexia. Aqueles que restringem a alimentação e emagrecem e aqueles que têm episódios denominados binge. Nesses episódios os pacientes comem descontroladamente até não agüetarem mais e depois vomitam o que comeram. Às vezes a quantidade ingerida foi tão grande que nem é necessário induzir o próprio vômito: o próprio corpo se encarrega de eliminar o conteúdo gástrico. Há casos raros de pacientes que rompem o estômago de tanto comerem.






Qual o curso dessa patologia?
A idade média em que surge o problema são 17 anos. Encontramos muitos primeiros episódios entre os 14 e os 18 anos. Dificilmente começa depois dos 40 anos. Muitas vezes eventos negativos da vida da pessoa desencadeiam a anorexia, como perda de emprego, mudança de cidade, etc. Não podemos afirmar que os eventos negativos causem a doença, no máximo só podemos dizer que o precipitam. Muitos pacientes têm apenas um único episódio de anorexia na vida, outros apresentam mais do que isso. Não temos por enquanto meios de saber se o problema voltará ou não para cada paciente: sua recidiva é imprevisível. Alguns podem passar anos em anorexia, numa forma que não seja incompatível com a vida mas também sem restabelecer o peso ideal. Mantendo-se inclusive a auto-imagem distorcida. A internação para a reposição de nutrientes é recomendada quando os pacientes atingem um nível crítico de risco para a própria saúde. 

Sobre quem a anorexia costuma incidir?
As mulheres são largamente mais acometidas pela anorexia, entre 90 e 95% dos casos são mulheres. A faixa etária mais comum é a dos adultos jovens e adolescentes podendo atingir até a infância, o que é bem menos comum. A anorexia é especialmente mais grave na fase de crescimento porque pode comprometer o ganho esperado para a pessoa, resultando numa estatura menor do que a que seria alcançada caso não houvesse anorexia. Na fase de crescimento há uma necessidade maior de ganho calórico: se isso não é obtido a pessoa cresce menos do que cresceria com a alimentação normal. Caso o episódio dure poucos meses o crescimento pode ser compensado. Sendo muito prolongado impedirá o alcance da altura geneticamente determinada. Na população geral a anorexia atinge aproximadamente 0,5%, mas suspeita-se que nos últimos anos o número de casos de anorexia venha aumentando. Ainda é cedo para se afirmar que isto se deva ao modelo de mulher magra como o mais atraente, divulgado pela mídia, esta hipótese está sendo extensivamente pesquisada. Para se confirmar se a incidência está crescendo são necessários anos de estudo e acompanhamento da incidência, o que significa um procedimento caro e demorado. Só depois de se confirmar que o índice de anorexia está aumentando é que se poderá pesquisar as possíveis causas envolvidas. Até bem pouco tempo acreditava-se que a anorexia acontecia mais nas sociedades industrializadas. Na verdade houve falta de estudos nas sociedades em desenvolvimento. Os primeiros estudos nesse sentido começaram a ser feitos recentemente e constatou-se que a anorexia está presente também nas populações desfavorecidas e isoladas das propagandas do corpo magro.

Tratamento
O tratamento da anorexia continua sendo difícil. Não há medicamentos específicos que restabeleçam a correta percepção da imagem corporal ou desejo de perder peso. Por enquanto as medicações têm sido paliativos. As mais recomendadas são os antidepressivos tricíclicos (possuem como efeito colateral o ganho de peso). Os antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina têm sido estudados mas devem ser usados com cuidado uma vez que podem contribuir com a redução do apetite. É bom ressaltar que os pacientes com anorexia têm o apetite normal, ou seja, sentem a mesma fome que qualquer pessoa. O problema é que apesar da fome se recusam a comer. As psicoterapias podem e devem ser usadas, tanto individuais como em grupo ou em família.A indicação dependerá do profissional responsável. Por enquanto não há uma técnica especialmente eficaz. Forçar a alimentação não deve ser feita de forma rotineira. Só quando o nível de desnutrição é ameaçador. Forçar alimentação significa internar o paciente e fornecer alimentos líquidos através de sonda naso-gástrica. Geralmente quando se chega a isso torna-se necessário também conter (amarrar) o paciente no leito para que ele não retire a sonda.

Bulimia

O que é a bulimia?
É o transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de "orgias alimentares", no qual o paciente come num curto espaço de tempo grande quantidade de alimento como se estivesse com muita fome. O paciente perde o controle sobre si mesmo e depois tenta vomitar e/ou evacuar o que comeu, através de artifícios como medicações, com a finalidade de não ganhar peso.


Generalidades
Existe uma tendência popular em achar que a bulimia é o contrário da anorexia. A rigor o contrário da anorexia seria o paciente achar que está muito magro e precisa engordar, vai ganhando peso, tornando-se obeso e continua a julgar-se magro e continua comendo. Isso seria o oposto da anorexia, mas tal quadro psiquiátrico não existe. Na bulimia o paciente não quer engordar, mas não consegue conter o impulso para comer por mais do que alguns dias. O paciente com bulimia tipicamente não é obeso porque usa recursos extremos para eliminar o excesso ingerido. Enquanto a comunidade psiquiátrica mundial não reconhecer o binge como uma patologia à parte seremos obrigados a admitir que há 2 tipos de pacientes com bulimia: os que tentam eliminar o excesso ingerido por vômitos ou laxantes e os pacientes bulímicos que não fazem isso e acabam engordando, esse segundo tipo pode vir a constituir num outro transtorno alimentar, o Binge. Os pacientes com bulimia geralmente apresentam 2 a 3 episódios por semana, o que não significa que no resto do tempo esteja bem. Na verdade esses episódios só não são diários ou mesmo mais de uma vez ao dia porque o paciente está constantemente lutando contra eles. Esses pacientes pensam em comer o tempo todo. A média de fracassos na tentativa de conter o impulso são duas vezes por semana.

Como é o bulímico?
Basicamente é um paciente com vergonha de seu problema, com sentimento de inferioridade e auto-estima baixa. O paciente reconhece o absurdo de seu comportamento, mas por não conseguir controlá-lo sente-se inferiorizado, incapaz de conter a si mesmo, por isso vê a si como uma pessoa desprezível. Procura esconder dos outros seus problemas para não o desprezarem também. Quando existe um bom motivo como ganhar muito dinheiro o paciente pode até sujeitar-se a expor seu problema, como vimos no programa Big Brother primeira edição de 2002 na TV Globo. Os pacientes bulímicos geralmente estão dentro do seu peso ou um pouco acima. Tentativas de dieta estão sempre sendo realizadas. Tentativas de adaptar os afazeres e compromissos rotineiros com os episódios de ingestão e auto-indução de vômito tornam seu estilo de vida bizarro, pois os episódios devem ser feitos às escondidas, mesmo das pessoas íntimas. Uma alternativa para a manutenção de seu problema escondido é a opção pelo isolamento e distanciamento social, que por sua vez gera outros problemas. Assim como a anorexia a Bumilia geralmente ocorre no adolescente, predominantemente nas mulheres. Os assuntos das conversas preferidos são relacionados a técnicas de emagrecimento. É comum o comportamento de esconder alimentos para futuros episódios.
É interessante notar que a bulimia não constitui uma completa perda do controle. O paciente consegue planejar seus episódios, esperar para ficar sozinho e guardar alimentos, por exemplo. Essa incapacidade parcial é intrigante para os leigos. Muitas vezes os maridos das pacientes julgam que a paciente faz tudo porque quer e critica a esposa aumentando sua culpa. Essa atitude deve ser evitada, pois além de não ajudar, atrapalha diminuindo ainda mais a auto-estima da paciente que sucumbe aos esforços por tratar-se. A bulimia muitas vezes sucede aos episódios de anorexia.
Tratamento
Os antidepressivos tricíclicos já foram testados e apresentaram respostas parciais, ou seja, os pacientes melhoram, mas não se recuperam completamente. Carbamazepina e lítio também foram testados com uma resposta ainda mais fraca. Os antidepressivos IMAO também apresentam uma melhora similar a dos tricíclicos, porém melhor tolerado pelos pacientes por terem menos efeitos colaterais. Mais recentemente os antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina vêem sendo estudados com boas respostas, mas não muito superiores às dos tricíclicos. Os estimulantes por inibirem o apetite também apresentaram bons resultados, mas há poucos estudos a respeito para se embasar uma conduta terapêutica.
Muitos pacientes só com psicoterapias apresentam remissão completa. Não há uma abordagem especialmente recomendada. Pode-se indicar a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental, terapias de grupo, grupos de auto-ajuda, psicoterapias individuais.

Problemas Clínicos
Os repetidos episódios de auto-indução do vômito geram problemas noutros sistemas do corpo. Ao se vomitar não se perde apenas o que se comeu, mas os sucos digestivos também. Isso pode acarretar desequilíbrio no balanço dos eletrólitos no sangue, afetando o coração, por exemplo, que precisa de um nível adequando dessas substâncias para ter seu sistema de condução elétrica funcionante. As repetidas passagem do conteúdo gástrico (que é muito ácido) pelo esôfago acabam por ferí-lo podendo provocar sangramentos. Casos extremos de rompimento do estômago devido ao excesso ingerido com muita rapidez já foram descritos várias vezes. O intestino grosso pode sofrer conseqüências pelo uso repetido de laxantes como constipação crônica, hemorróidas, mal estar abdominal ou dores. 

Mais fotos de pessoas com este mal:

Anorexia Nervosa:

Quais são os sintomas ?
• Rejeição em manter o peso considerado saudável.
• Obesessão em comida e desempenhar atividades afins, como cozinhar.
• Preocupação com o peso e formas corporais.
• Perda de peso – que pode ser dissimulada com o uso de roupas largas.
• Uso de laxantes e remédios moderadores de apetite.
• Rotina de exercícios excessivamente rígida.
• Pele seca e cabelos ralos

Sim, é Amy.


Se a anorexia persiste:
• Perda de peso extrema.
• Perda de massa muscular.
• Inchaços nos tornozelos.
• Pelos no tronco e nos membros.
• Menstruações irregulares ou ausentes.



Quais são as causas?
Fatores Predisponentes
• Baixa autoestima.
• Perfeccionismo; metas inatingíveis.

Boneca Barbie representando a doença Anna (Anorexia)


Indicado para leitura!

** Agora meninas, uma coisa é ser magro, desnutrido, só ossos, por passar fome e viver na miséria total...
Outra coisa é ter o que comer, não passar necessidade de nada e simplesmente se recusar a comer por achar que vai engordar!!

Um homem ultra magro por desnutrição devido a pobreza, a miséria e a fome!


















Um homem que tinha saúde e depois com anorexia.

** Absurdos sites/blogs de pessoas que simplesmente estão cegas e falam desse mal como se fosse a sua felicidade:



Eles tratam as doenças como Anna e Mia.

Meninas, é só Deus pra mostrar a essas pessoas o mal que estão fazendo a si próprias!! Isso é tão triste! É tão maravilhoso e gratificante termos saúde, comida em nossas mesas, podermos viver normalmente entre nossos amigos e familiares.
Porque se trancar num mundo horrendo e destruidor, sem alegria, sem saúde...
Deus é tão Bom, nos dá tudo que precisamos pra sobreviver e sermos pessoas normais e bonitas. Uns mais magros, outros mais gordos mas todos normais.
Onde será que essas pessoas querem chegar?? Elas acham que terão vida longa e serão sempre belas, saudáveis e magras???
É fim do mundo mesmo!!!

E me digam queridas, o que acham deste assunto???

11 comentários:

  1. Meu Deus!
    Isso é muito sério, me deu até medo de olhar as fotos.
    Claro, que eu gostaria de emagrecer alguns quilos, mas o que essas pessoas fazem é um absurdo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu post, estudo Psicologia e já estudei bastante coisa sobre o assunto! Acho que depois do seu post nem preciso comentar mais nada! A anorexia e a bulimia são realmente 'doenças' que precisam de tratamento assim como qualquer outra. É muito importante o acampanhamento de um psicológo nesses casos, e junto com o psicológo deverá haver uma equipe médica, que deverá ter nutricinista, médicos e etc.
    Espero que as meninas e meninos vejam seu post!
    Beijos, Mari.

    dicasparatodas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Essas imagens são muito chocantes e essas doenças tbm... as pessoas tem q ter noção das coisas para não cair nisso!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Isso é doença tem como controlar, e muito triste,mas triste ainda são as pessoas portadoras dessas doenças que não querem nen ouvir falar em médicos.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do seu post !
    Porque ele mostra a verdadeira fass por trás da estetica !

    ResponderExcluir
  6. oi...
    gostei imenso de que vi
    bom trabalho

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus, estava pesquisando sobre um trabalho disso e achei essa postagem nesse blog, cara é inacreditavel, eu não acredito que possa existir gente assim, eu pelo contrário me acho é magra de mais e como pra tentar engordar, que tenso .. ;\'

    ResponderExcluir
  8. Eu acho isso um absurdo , ver essas pessoas assim.
    SE eu pudesse eu faria alguma coisa pra ajudar essas pessoas
    ACHEI SUA MATERIA MUITO BOA

    ResponderExcluir
  9. TAVA PESQUISANDO E ENCONTREI SEU POST, TENHO 18 ANOS, NAO QUERO REVELAR MEU NOME POR VERGONHA. EU SEI O QUANTO É DIFICIL ASSUMIR PARA SI MESMA QUE VOCÊ ESTA DOENTE,SEI DISSO PORQUE NO MOMENTO TO PASSANDO POR ISSO,ENFIM,RECONHECI E BOTEI NA MINHA CABEÇA QUE EU ESTOU DISPOSTA A VOLTAR A COMER COMO ANTES. SIM, TUDO O QUE ELA FALOU ACONTECE. EU COMIA QUALQUER COISA E JA VINHA O SENTIMENTO DE CULPA,QUE EU IA ENGORDAR.NO COMEÇO EU SO ESTAVA QUERENDO PERDER ALGUNS QUILINHOS(E EU NAO PRECISAVA) MAS INSISTI, LEVEI MUITO A SÉRIO A DIETA E QUANDO FUI ME DA CONTA,JA TINHA PARADO DE COMER TUDO,NAO BOTAVA UM PEDAÇO DE DOCE OU SALGADO NA BOCA, E QUANDO FUI ME DAR CONTA DE QUE EU NAO PRECISAVA DISSO E QUE JA ESTAVA EXAGERADO,JA ERA TARDE DEMAIS..
    JA ESTAVA VOMITANDO E A PRIMEIRA VEZ JA DEU INICIO PARA TODAS AS OUTRAS VEZES QUE EU ACHASSE QUE EU TINHA COMIDO DEMAIS, NEM ME ALIMENTAVA DIREITO MAS MESMO ASSIM ACHAVA QUE TINHA COMIDO DEMAIS E VOMITAVA, DEPOIS DE UM TEMPO NAO PRECISAVA MAIS FORÇAR PARA VOMITAR, BASTAVA EU QUERER QUE EU VOMITAVA SEM AJUDA DOS DEDOS. AINDA ESTOU MUITO MAGRA, TODOS MEUS AMIGOS JA REPARARAM ISSO, MAIS É MUITO DIFICIL UMA PESSOA COM ANOREXIA E BULIMIA ACEITAR E ACREDITAR NISSO. EU SEI QUE ESTOU MAGRA,MEUS OSSOS ESTAO VISIVEIS PRINCIPALMENTE DO OMBRO,NO MEIO DO PEITO,MEUS BRAÇOS AFINARAM MUITO,AS VEZES QUANDO EU DEITO NO CHAO(DE LAD0)MEU OSSO DA CINTURA DOI E ESTOU FEIA ESSE JEITO, MAS É COMO SE TIVESSE DUAS PESSOAS DENTRO DE MIM, UMA QUERENDO COM QUE EU ENGORDE E OUTRA QUERENDO QUE EU CONTINUE ASSIM E NO MEU CASO ESSA QUE QUER QUE EU CONTINUE ASSIM,SEMPRE PARECE SER MAIS FORTE. TIPO , O MEU PSICOLOGICO,TA SENDO MAIS FORTE QUE A MINHA VONTADE DE QUERER ENGORDAR. É ALGO INDRESCRITIVEL, PORQUE EU QUERO ENGORDAR,MAS AO MESMO TEMPO TEM ALGO DENTRO DE TI QUE NAO DEIXA ISSO ACONTECER, É DIFICIL ENTENDER PRA QUEM NUNCA PASSOU. BOM É ISSO O QUE EU QUERIA DIZER.
    TORÇAM POR MIM, QUE EU VOU CONSEGUIR SAIR DESSA

    ResponderExcluir
  10. espero que recupere breve ,com muita saude. felicidades

    ResponderExcluir
  11. eu amo as mulheres anorexia

    ResponderExcluir

Seja bem vindo(a)! Obrigada por deixar seu comentário!
Espero que vc se sinta confortável em meu blog!!
Todas as perguntas serão respondidas nos coments do post correspondente.
Se seguir o blog, avise-me que seguirei de volta.
Retribuirei todas as visitas!
Aceito elogios, sugestões e respeito.
Voltem sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...